Não passei na faculdade, e agora?

O início do ano é geralmente um período tenso para quem quer entrar na faculdade. Tem que esperar resultado sair, ver se foi aprovado ou não, correr pra faculdade e fazer matrícula, mudar de estado em alguns casos...

Mas o que fazer quando você abre o SISU e recebe um "você não foi aprovado na chamada regular"? Relaxa, nem tudo está perdido! Eu sei do que estou falando, hahaha também não passei :( Nem tudo está perdido, siga os próximos passos e você será feliz até conseguiu outra vaga!

  1. Não desanime: eu sei que a vontade é de cavar um buraco e enterrar a cabeça até o ano acabar mas infelizmente isso não é uma boa saída. As pessoas vão te questionar e te pressionar mas você precisa entender que existem outras possibilidades e outras vagas e oportunidades. O mundo não vai acabar por causa de uma vaga. E outra, se não foi nessa, talvez você esteja sendo preparada pelo universo para uma vaga muito melhor em outro local. Confie em você!
  2. Se inscreva no PROUNI. Eu sei que o sonho da federal é grande mas é se rolar uma bolsa na particular, por quê não? Procure instituições onde você possa crescer e ser feliz. Vá sem medo.
  3. Caso não dê certo SISU nem PROUNI, dê uma olhada na lista de espera. Talvez não seja a primeira chamada mas você ainda pode conseguir. Conheço gente que passou na 5º chamada e é um dos melhores da sala. Veja a sua classificação e reza para que os outros participantes que foram classificados escolham outra faculdade, liberando a vaga para você :)
  4. Procure cursinhos relacionados ao curso que você quer, por exemplo, se quer estudar moda, faça cursos de corte e custura, desenho, etc.. Para quando sair a vaga na tão sonhada faculdade, você estar preparadíssimo!
  5. Arrume um emprego e vá juntando dinheiro, ou ocupe seu tempo viajando, escutando música e colocando séries em dia. Não é pecado começar a faculdade no segundo semestre nem tão pouco tirar um tempo para relaxar. Não se cobre tanto, afinal, você pode crescer, desenvolver e ser muito bem sucedido. Só depende de você!

Além dessas 5 dicas, tenha sempre por perto amigos verdadeiros para te motivar a não desistir. Os meus são os melhores e se não fossem eles, eu já teria entrado no fundo do poço. Não desista, sua vida é mais que uma vaga na faculdade. Use essa decepção como forma de motivação, estude o dobro que estudou e passe na próxima. <3

Veja também

Por: Anastácia Kaziuk

Oi! Meu nome é Anastácia Kaziuk, tenho 23 anos e sou de Ji-Paraná, Rondônia. Já...

Para comentar entre com:

2 comentários

Bárbara Cavalcante Google+ • 9 meses atrás

Oi Ana! Esse período de pré vestibular e vestibular é super tenso... lembro de quando passei por isso, mas tive sorte, pois não passei para faculdade pública no curso que eu queria, mas meus pais decidiram bancar a faculdade particular. Depois comecei a trabalhar e assumi, e agora eles assumiram novamente, pois meu estágio não me dá R$ suficiente pra bancar. Mas aos poucos vamos chegando lá né, dando o nosso jeito! Curso Direito e o preço é melhorzinho, já se fosse medicina ou algo assim eu provavelmente estaria no pré para tentar novamente! Adorei seu blog, um amorzinho! Beijinhos! http://barbaradoblog.com/

Anastácia Kaziuk • 9 meses atrás

Oi Bárbara!! É realmente super tenso hahah, que bom que você conseguiu! Eu pensei em fazer direito mas acabei desistindo. Sucesso!!!! Felizmente consegui uma bolsa no ProUni, então fico mais aliviada <3 Obrigada pelo comentário!!!! Vou visitar o seu, beijos <3